Notícias

Acompanhe as últimas notícias sobre a Feira dos Importados de Brasília
Feira dos Importados de Brasília celebra 26 anos de história: Uma jornada de lutas e conquistas

Feira dos Importados de Brasília celebra 26 anos de história: Uma jornada de lutas e conquistas

Mais de 2 mil lojas operam no espaço, consolidando-o como a maior central de compras de Brasília.

No dia 27 de julho, a Feira dos Importados de Brasília (FIB) comemora 26 anos de existência no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Nessa data, nasceu uma nova era para milhares de feirantes que trabalhavam, enfrentando chuva e sol, no estacionamento do estádio Mané Garrincha e em outras partes da cidade.

No entanto, o caminho percorrido para se tornar a principal central de compras de Brasília foi difícil. Inicialmente instalados em um terreno de barro batido, suscetível a alagamentos em dias de chuva, o grupo se uniu e formou uma cooperativa forte, a Cooperfim, e comprou o espaço para realizar melhorias para os trabalhadores e consumidores. Inicialmente, as lojas eram apenas barracas desmontáveis, até que ganharam uma melhor estrutura.

Entre 2004 e 2005, outra grande conquista ocorreu: a Cooperfim cobriu os quatro blocos da Feira dos Importados. Com o passar do tempo, a FIB contribuiu para o crescimento da economia de Brasília, empregando direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas, distribuídas em suas 2.100 lojas.

“A Feira dos Importados trouxe progresso e vitalidade para o SIA, permitindo que nossas famílias tivessem um futuro melhor, graças ao esforço e trabalho dos nossos cooperados. Essa história é motivo de orgulho para todos nós”, afirma Damião Leite, também conhecido como Bebeto, presidente da Cooperfim.

Os exemplos da FIB não param por aí: a feira faz coleta seletiva de lixo e reúso de água, além de utilizar energia verde em suas operações. No ano passado, investiram em melhor acessibilidade para cooperados, lojistas e clientes, e estão concluindo o projeto de Combate a Incêndio e Pânico, garantindo ainda mais segurança para os frequentadores.

Aos poucos, sob a coordenação de uma diretoria sempre empenhada em buscar melhorias para cooperados e visitantes, a Cooperfim avança e reforça o exemplo da FIB para a capital do país.

Postagens Relacionadas